- INFORMAÇÕES E DETALHES:
- 109km - Moderado / Difícil - 7 dias de aventura
DIA 1 – Abraão x Lopes Mendes x Abraão
Nos encontramos às 7h no Cais Santa Luzia, em Angra dos Reis, pegamos o Speedboat de 40 minutos até Abraão, a principal vila da Ilha Grande. O destino do primeiro dia é a Praia de Lopes Mendes, considerada umas das 10 melhores praias do mundo, durante o percurso de 7km, vamos conhecer as praias de Palmas, Mangue e Pouso, voltamos pela mesma trilha para pernoitar em Abraão.
DIA 2 – Abraão x Dois Rios x Parnaioca
No segundo dia vamos atravessar a Estrada da Colônia, num percurso de 8km entre Abraão e Vila de Dois Rios, lugar onde funcionou o antigo presídio Cândido Mendes, hoje museu do cárcere, um local com grande importância histórica na Ilha Grande. Após conhecer a Praia de Dois Rios, seguiremos mais 8km de trilha em direção às praias mais preservadas da Ilha, com destino a Parnaioca.
DIA 3 – Parnaioca x Aventureiro
Após um relaxante banho de cachoeira, tomamos café da manhã e seguimos caminhando por 9 km pelas Praias dos Sul e do Leste, uma reserva biológica, com área preservada onde faremos uma coleta de lixo no cordão arenoso, como contrapartida pela nossa passagem pelo local, até chegar em Aventureiro, a famosa praia do coqueiro.
DIA 4 – Aventureiro x Araçatiba
Antes de se despedir da Ilha Grande, convido vocês a trilha do Mirante do Sundara, vamos contemplar o nascer do Sol, melhor maneira de começar o nosso último dia de aventura. Depois de recuperar as energias no café da manhã caiçara, seguiremos por uma trilha íngreme de 4km até a Vila de Provetá e depois mais 4km de trilha para finalizar em Araçatiba, com tempo para aproveitar o mar e almoçar. Retornando para Angra de Speedboat.
DIA 5 – Araçatiba x Matariz
Distância – 17 km
Duração – 8h
Nesse dia vamos caminhar a maior distância dessa expedição, por vilas pouco habitadas e praias exclusivas. São ao total 17 km de trilha entre a mata atlântica, até a praia de Matariz, onde iremos pousar ára descansar nessa noite. Passaremos por Maguariqueçaba, Sítio Forte, Tapera, Ubatubinha, Praia da Longa, e ainda vamos mergulhar junto à vida marinha nas águas cristalinas da Lagoa Verde. Vamos atravessar montanhas e caminhar pelas areias, vencendo alguns obstáculos naturais, e aproveitando paradas para mergulhos e descanso.
DIA 3 – Matariz x Saco do Céu
O terceiro dia, seguimos pela trilha de mata fechada e subidas inclinadas até Praia de Japariz, passando pela Praia do Funil, a menor praia em extensão da Ilha Grande, seguimos contornando o mar até Freguesia de Santana, lugar onde foi a primeira vila da Ilha Grande, muitas histórias e águas cristalinas fazem parte desse trecho. Vamos curtir o cantinho secreto da Praia da Baleia, que fica nas proximidades da famosa Lagoa Azul, após o descanso, seguimos a trilha, passando pela praia de Grumixama, e depois de uma subida íngreme chegamos em Bananal Pequeno, uma pequena e exclusiva praia, pouco antes de chegar em Saco do Céu, onde teremos uma jantar especial antes do nosso último dia de travessia.
DIA 7 – Saco do Céu x Abraão
No nosso último dia, após o café da manhã, vamos seguir para a Enseada das Estrelas, conhecendo o circuito histórico de Abraão, passando pela Praia Preta, Poção e Aqueduto, seguindo a trilha para a Cachoeira da Feiticeira, Praias de Camiranga, Perequê e Praia de Fora, para os grupos com disposição, podemos conhecer ainda a Praia da Feiticeira e Iguaçu, faremos muitas paradas pelo caminho para aproveitar praias e a cachoeira, um percurso de 9km em aproximadamente 6h de atividade, até chegar em Abraão, nosso ponto final dessa expedição incrível percorrendo toda a Ilha Grande. Finalizamos por volta de 13h. Quem desejar pode almoçar antes de pegar o flexboat para retornar para Angra, onde chegaremos por volta de 17h.