11 a 14 de Setembro 2025 Aventura Com guia Outdoor
Nos dias 27 de Outubro a 1 de Novembro, vamos vivenciar a cultura tradicional caiçara dentro de uma reserva ecológica na cidade histórica de Paraty. Nessa experiência, caminhamos aproximadamente 60 km em 6 dias pela floresta tropical, praias paradisíacas e cachoeiras, conhecendo a biodiversidade da Mata Atlântica e lugares incríveis. Iniciando a expedição de trekking no Saco do Mamanguá, paraíso exclusivo, conhecido como o único fiorde brasileiro, comemorando o novo ano numa praia exclusiva, conhecendo lugares impressionantes como a Cachoeira do Saco Bravo e finalizando na famosa Praia do Sono.
Distância: 60 km
Dificuldade: Moderado / Difícil
Duração: 6 dias e 5 noites
Dia 0 - 26 de Outubro - Dia da Chegada em Paraty
Dia 1 - 27/10 - Paraty x Praia do Cruzeiro x Praia de Itaoca - Horário de Início: 6h
Distância 11km
Duração 8h a 10h
Sairemos da rodoviária de Paraty às 6h em direção a Paraty Mirim, uma pequena vila de comunidade indígena, onde pegamos um barco em direção a Praia do Cruzeiro, no Saco do Mamanguá, o único fiorde brasileiro. Da praia do Cruzeiro, vamos caminhar 1,5km de subida para o Pico do Pão de Açúcar, com um visual incrível para o Saco do Mamanguá e a Serra da Bocaina, ficaremos impactados com a beleza cênica do lugar.
Voltamos para a Praia do Cruzeiro e seguimos 3km de trilha para a Praia do Engenho, beirando o Saco do Mamanguá. De lá começa nosso primeiro desafio.
Precisamos de resistência nos 2km de subida intensa, com 400m de altimetria, cruzando a montanha e preparando o joelho para descer mais 2km em direção a Praia Grande de Cajaíba, a primeira das diversas praias paradisíacas da Reserva Ecológica da Juatinga.
Serão no total 11km de trilha até a Praia de Itaoca, nosso primeiro ponto de pernoite, uma praia exclusiva, que possui apenas uma família que vai nos receber em sua casa e preparar nosso jantar.
Dia 2 - 28/10 - Praia de Itaoca x Farol da Juatinga
Distância: 12km
Duração: 8h
Depois do café da manhã caiçara, seguimos na costa litorânea por um caminho de 3,5km conhecendo mais 4 praias da Reserva Ecológica, Calhaus, Itanema, Pouso de Cajaíba e caminhando por mais 5km até Sumaca. Uma trilha longa, com subidas e descidas, em meio a mata atlântica, comunidades tradicionais e muitas praias incríveis no caminho para se refrescar.
Dormiremos na Ponta da Juatinga e no dia seguinte vamos assistir o nascer do sol no Farol da Juatinga.
Dia 3 - 29/10 - Farol da Juatinga x Martim de Sá
Distância: 8km
Duração: 6h
Vamos amanhecer apreciando o nascer do sol no Farol da Juatinga. Após um café da manhã nesse pequeno vilarejo, vamos conhecer um pouquinho do dia a dia da vida simples caiçara, seguiremos em direção à praia de Martim de Sá, onde vive a família de Seu Maneca, um pescador que dedicou sua vida preservando a natureza, vivendo dos costumes tradicionais caiçaras, pescando, plantando e recebendo os visitantes.
Uma praia ótima para os surfistas, e cercada de rios com água quentinha. Temos a opção de subir o Pico do Miranda para assistir o Pôr do Sol.
Dia 4 - 30/10 - Martim de Sá x Cairuçu das Pedras x Ponta Negra
Distância: 11km
Duração: 6h - 8h
Sairemos de Martim de Sá depois do café da manhã e seguimos caminhando na mata atlântica, atravessando rios e contemplando o horizonte de oceano, são 5km até a pequena praia de Cairuçu das Pedras, onde é possível entrar numa piscina banhada de água do mar e da cachoeira.
Depois de se divertir um pouco, temos que encarar o desafio de 6km até a comunidade de Ponta Negra. São 3km de subida com 600m de altimetria, socorro! A trilha da floresta encantada é fechada, cercada de árvores grandes e muito verde. Um trecho com aventura de verdade.
Dia 5 - 31/10 - Cachoeira do Saco Bravo x Praia do Sono
Distância: 15km
Duração: 8h - 10h
Sairemos às 5:30h somente com a mochila de ataque em direção a Cachoeira do Saco Bravo, atrativo imperdível dessa expedição. É um lugar único onde a cachoeira encontra o mar. Serão 7km ida e volta em meio a mata atlântica preservada, até chegar no paraíso.
Depois de curtir a cachoeira, voltamos para Ponta Negra, pegamos nossas mochilas cargueiras e seguimos mais 5km para a Praia do Sono, parando na Cachoeira da Galheta, Praia de Antiguinhos, Praia de Antigos e Mirante do Sono.
Dia 6 - 1/11 Praia do Sono x Vila Oratório x Paraty
Distância: 3km
Duração: 2h
Nosso último dia será só de lazer, e diversão. Depois do café da manhã teremos a manhã livre para descansar, curtir a praia, o rio ou a cachoeira.
Vamos aproveitar a Praia do Sono e depois seguir por uma trilha de 3km até a Vila Oratório, onde pegamos o ônibus de volta para a rodoviária de Paraty finalizando nossa expedição de trekking.
Vamos estar imersos na cultura caiçara, conhecendo lugares incríveis, com muita mata atlântica, praias e cachoeiras de belezas singulares nesse trekking de 6 dias na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga em Paraty.
*Opção de pegar barcos durante os percursos, valores não inclusos, custos extras por conta do participante, caso eventualmente for sua escolha. E de acordo com as condições marítimas.
Declaro estar ciente e de acordo com a política de cancelamento e reembolso estabelecida, que prevê:
Cancelamento solicitado com 60 dias antes do início da viagem:
Cancelamento solicitado entre 59 e 7 dias antes da viagem:
Cancelamento com menos de 7 dias do início ou não comparecimento (no-show):
Não haverá qualquer devolução ou crédito.
Desistência durante a viagem:
Caso o participante decida desistir por conta própria durante a realização da atividade, não haverá reembolso ou compensação financeira por quaisquer serviços não utilizados.
Despesas não reembolsáveis:
Além das retenções descritas, podem ser deduzidas eventuais despesas já pagas a fornecedores, taxas administrativas, operacionais, juros de cartão e outros custos comprovadamente não recuperáveis.
Cancelamento pela agência por motivo de grupo incompleto: Se o número mínimo de participantes não for atingido, a agência poderá cancelar a viagem até 72 horas antes do início. Nesse caso, o cliente pode escolher entre:
A viagem poderá ser cancelada pela agência antes ou durante a atividade, visando sempre a segurança dos participantes. Neste caso, será realizado o reembolso proporcional aos serviços não utilizados, sem multas ou penalidades para ambas as partes.