Dia 1 – Paraty x Praia de Ponta Negra
Sairemos da rodoviária de Paraty às 6h em direção a Vila Oratório. La iniciaremos a trilha em direção ao nosso primeiro ponto de apoio. Passando pela praia do Sono, Antigo, Antiguinhos, Galheta e Cachoeira da Galheta até chegar em Ponto Negra. Faremos paradas nas praias e na cachoeira para aproveitar e contemplar a natureza.
Serão 9 km de trilha, com algumas subidas, considerando uma dificuldade Moderada, devido a exposição ao sol. Por isso é importante um chapéu ou boné e protetor solar.
Dia 2 – Ponta Negra x Cachoeira do Saco Bravo x Cairuçu das Pedras
Estejam preparados para o dia mais difícil da expedição, ao total serão 15 km. O grau de dificuldade se dá pela longa quilometragem e pela altimetria acumulada.
Sairemos às 5:30h do Camping somente com a mochila de ataque em direção a Cachoeira do Saco Bravo, atrativo imperdível dessa expedição. É um lugar único onde a cachoeira encontra o mar . Serão 7 km ida e volta em meio a mata atlântica preservada, até chegar no paraíso. Depois de curtir a cachoeira, voltamos para Ponta Negra, pegamos nossas mochilas cargueiras e preparem-se para 4km de subida íngreme, com altimetria de 600m.
Mas como tudo que sobe, desce, 3,5km depois chegaremos a Cairuçu das Pedras, seremos recebidos pela família local, com um jantar caiçara bem caseiro preparado no fogão a lenha.
O nascer do sol desse lugar é fantástico.
Dia 3 – Cairuçu das Pedras x Praia Grande de Cajaíba
Vamos amanhecer apreciando o nascer do sol em nossas barracas. Após um café da manhã nesse pequeno vilarejo com apenas 2 famílias, seguiremos em direção às praias de Martim de Sá, Pouso de Cajaíba, Itanema, Calhaus e Itaoca. Conhecendo um pouquinho do dia a dia da vida simples caiçara. Serão 13 km de trilha moderada com a exposição ao sol durante as caminhadas nas praias.
Dia 4 – Praia Grande de Cajaíba x Saco do Mamanguá x Pico do Pão de Açúcar
Nosso último dia será de resistência nos 3km de subida, com 400m de altimetria. Chegaremos impactados com a beleza cênica do Saco do Mamanguá, o único fiorde brasileiro, caminharemos mais 6km até a praia do Cruzeiro, onde deixamos nossas mochilas cargueiras e subiremos o 1,5km até o Pico do Pão de Açúcar, com um visual espetacular. Voltamos à Praia de Cruzeiro e pegamos um barco até Paraty Mirim, e de lá o transporte até a rodoviária de Paraty. Finalizando nossa expedição de trekking.
Vamos conhecer lugares incríveis e de belezas singulares nesse trekking de 4 dias na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga em Paraty.